25.5 C
Belo Horizonte
sexta-feira, dezembro 3, 2021
spot_imgspot_img

Seccional Triângulo

A Seccional do Triângulo também foi criada durante a realização do 10o Congresso Mineiro de Ortopedia e Traumatologia, em Belo Horizonte, no ano de 1995.

Como em todo o interior do País, o atendimento dos casos ortopédicos era feito por clínicos e cirurgiões gerais e o Triângulo não foge à regra. Um dos primeiros ortopedistas, como conhecemos a especialidade hoje em dia, foi o doutor Álvaro Lopes Cançado, da cidade de Uberaba. Ele tinha sido jogador de futebol da Seleção Brasileira, quando era estudante de Medicina. Fez especialização em Ortopedia nos Estado Unidos e quando voltou assumiu a cadeira na recém fundada Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Triângulo Mineiro — a primeira da região —, oficializada pelo então presidente Juscelino Kubitschek.

Antes da fundação da Seccional, aconteceu em Araxá, o 2o Congresso Mineiro de Ortopedia e Traumatologia, em 1978, tendo como presidente o doutor Célio Elias. A mesma cidade sediou, em 1983, o 4o Congresso Mineiro de Ortopedia e Traumatologia, sob a presidência do doutor Jorge Suman Vieira. O 6o Congresso Brasileiro de Artroscopia foi realizado em 1993, na cidade de Uberaba, tendo como presidente o doutor Constantino Jorge Calapodopulos. 

Após a fundação da Seccional Triangulo a região sediou vários simpósios, jornadas, encontros e congressos, dos quais se destacam o 5o Congresso Brasileiro de Trauma Ortopédico, realizado em 1999,  na cidade de Uberlândia, tendo como presidente o Prof. Dr. Roberto Sergio de Tavares Canto; o 24o Congresso Brasileiro de Cirurgia da Mão foi realizado em 2004 na cidade de Araxá, sob a presidência do doutor Afrânio Donato de Freitas; o 16o Congresso Mineiro de Ortopedia e Traumatologia, realizado em Araxá em 2008, recebeu renomados palestrantes nacionais e internacionais,  como os doutores Steven Morgan, dos Estado Unidos, e Stefan Klima, da Alemanha.

A Seccional Triângulo/Alto Paranaíba é uma região composta por 66 municípios e sete microrregiões, com aproximadamente dois milhões de habitantes: Araxá, Frutal, Ituiutaba, Patos de Minas, Patrocínio, Uberaba e Uberlândia. Atualmente, é a seccional com maior número de ortopedistas membros SBOT, totalizando 227 especialistas. São 94 membros em Uberlândia, 43 em Uberaba, 27 em Patos de Minas, 10 em Ituiutaba, 8 em Araxá,7 em Patrocínio e os demais em outras cidades da região.

A região conta também com 3 Serviços de Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia credenciados pela SBOT (Universidade Federal do Triângulo Mineiro em Uberaba, Hospital Universitário Mário Palmério em Uberaba e Universidade Federal de Uberlândia), que contribuem para o desenvolvimento educacional e científico local.

blank

Artigo anteriorSeccional Sul de Minas
Próximo artigoSeccional Zona da Mata

VEJA TAMBÉM