spot_img
26.4 C
Belo Horizonte
segunda-feira, junho 10, 2024
spot_img

Inclusão de profissionais médicos com deficiência

A classe médica, junto ao Conselho Regional de Medicina do Estado de Minas Gerais (CRM-MG) e seus representantes, tem buscado sempre lutar por melhorias e manutenção dos direitos dos profissionais que atuam na linha de frente da saúde do nosso país.

Nesse sentido, diversos encontros e reuniões são feitos buscando o diálogo e o debate de melhorias. Um deles, realizado este ano na Assembleia Legislativa de Minas Gerais teve como finalidade debater os impactos causados na vida das mulheres pelo Transtorno de Espectro de Hipermobilidade e pela Síndrome de Eihlers-Danlos.

O primeiro vice-presidente do CRM-MG, Victor Hugo de Melo, expôs que essa é uma grande preocupação das entidades médicas: fornecer todas as condições necessárias para que o médico com deficiência possa desempenhar o seu exercício profissional com dignidade e com todos os recursos disponíveis e necessários.

Além de garantir aos profissionais com deficiência a acessibilidade ao trabalho e às ferramentas tecnológicas para que eles possam se capacitar e exercer sua profissão presencial ou remotamente com dignidade, precisamos nos lembrar do que diz o Código de Ética Médica:

“É direito do médico com deficiência ou com doença, nos limites de suas capacidades e da segurança dos pacientes, exercer a profissão sem ser discriminado.”

Por isso, além dos debates com figuras públicas, precisamos buscar também:

– melhores condições de acessibilidade em hospitais e faculdades de Medicina;
– combater o preconceito sobre a capacidade das pessoas com deficiência. Os médicos com deficiência devem denunciar casos de preconceito às autoridades do Ministério Público e Conselho Estadual ou Federal de Medicina.

A SBOT-MG além de apoiar a iniciativa também está aberta a discussão com a sociedade para contribuir com ações que possam facilitar a inclusão de pessoas com deficiência na classe médica e na sociedade de maneira geral. Contamos com o Fórum Permanente da Ortopedia Mineira que pode ser acessado para receber denúncias e contribuições pelo e-mail: forumpermanente@sbot-mg.org.br.

SBOT Vale Ser!

VEJA TAMBÉM