18.8 C
Belo Horizonte
sexta-feira, dezembro 3, 2021
spot_imgspot_img

Seccional Sul de Minas

Os serviços de Ortopedia e Traumatologia no Sul de Minas eram exercidos por médicos de outras especialidades até meados da década de 60, quando a situação começou a mudar com a chegada dos primeiros ortopedistas. Eles eram das mais diferentes origens, com formação acadêmica nos grandes centros da especialidade no Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.

A Ortopedia, com o tempo, passou a ser uma das mais importantes especialidades da Medicina no sul do Estado. É bom lembrar nomes como os dos doutores Mauro N. Valias, em Varginha, Paulo Carlini, em Poços de Caldas, Ítalo Mandolesi Filho, em Itajubá, Vitor Romeiro, em Pouso Alegre, dentre tantos outros, como precursores da Ortopedia na região.

Surgiram, assim, núcleos regionais de desenvolvimento da especialidade, em diversas cidades de destaque do Sul de Minas. A consequência natural deste progresso foi a fundação da Faculdade de Medicina de Itajubá, em 1967, e da Faculdade de Medicina de Pouso Alegre, em 1968. É claro que as faculdades, além de facilitar o aparecimento de talentos das cidades próximas, atraíram pessoas de outras regiões e Estados e criaram um pólo acadêmico.

Em 1976, o Sul de Minas teve o privilégio de sediar o 1o Congresso Mineiro de Ortopedia e Traumatologia, organizado pela SBOT-MG, presidida pelo doutor Arlindo Pardini Júnior, na cidade de Poços de Caldas.

Em 1985, foi fundada a Sociedade Sul-Mineira de Ortopedia e Traumatologia durante a realização do 5o Congresso Mineiro de Ortopedia e Traumatologia, organizado pela SBOT-MG, então presidida pelo doutor Nelson Baisi Cerqueira, na cidade de São Lourenço. Na ocasião, foi eleito o primeiro presidente da Sociedade Sul-Mineira, doutor Henrique Lippelt, também de São Lourenço.

Em 1995, o então presidente da SBOT Nacional, doutor José Laredo Filho, promoveu, através de suas Regionais, a descentralização da Ortopedia no Brasil, com o objetivo de integrar a categoria, facilitando o intercâmbio capital-interior.

Nesse mesmo ano, durante o 10o Congresso Mineiro de Ortopedia e Traumatologia, realizado em Belo Horizonte, o doutor Carlos Antônio Garrido, presidente da SBOT-MG, criou as Seccionais Mineiras (Zona da Mata, Nordeste, Triângulo/Alto Parnaíba, Norte, Oeste e a do Sul de Minas). Ele nomeou os presidentes, sendo que o primeiro presidente da Seccional do Sul de Minas foi o doutor Júlio César Falaschi Costa. 

A seccional sucedeu à Sociedade Sul-Mineira de Ortopedia e Traumatologia que já existia há 10 anos. A partir daí, eventos científicos passaram a ser realizados em toda a região, promovendo o encontro dos especialistas em ortopedia e traumatologia do Sul de Minas. 

As jornadas Sul-Mineira de Atualização ocorreram em Poços de Caldas (1995), Pouso Alegre (1996), São Lourenço (1997), Poços de Caldas (1998), Caxambu (1999), Poços de Caldas (2002), Poços de Caldas (2004), Poços de Caldas (2005). Também foi criado o Clube do Osso — reuniões científicas itinerantes de um dia realizadas em todo o sul do Estado, que contavam com a participação de nomes importantes da Ortopedia nacional, para palestras e realizações de workshops, visando a integração social, o aprimoramento científico e a reciclagem dos ortopedistas locais.

A SBOT-MG, em parceria com a Seccional Sul de Minas, organizou o 14o Congresso Mineiro de Ortopedia e Traumatologia na cidade de São Lourenço, em 2004, e o 15o Congresso Mineiro de Ortopedia e Traumatologia na cidade de Poços de Caldas, em 2006.

A região conta também com um Serviço de Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia credenciado pela SBOT, no Hospital das Clinicas Samuel Libânio em Pouso Alegre, que contribui para o desenvolvimento educacional e científico local.

A Seccional do Sul de Minas atualmente congrega cerca de 117 ortopedistas membros da SBOT, que atendem em diversas cidades da região, sendo 16 em Poços de Caldas , 8 em Itajubá, 14 em Varginha, 23 em Pouso Alegre, 6 em São Lourenço, 12 em Lavras, 9 em Alfenas e os demais nas outras cidades da região.

Artigo anteriorSeccional Sudoeste
Próximo artigoSeccional Triângulo

VEJA TAMBÉM