18.8 C
Belo Horizonte
sexta-feira, dezembro 3, 2021
spot_imgspot_img

Seccional Sudoeste

As atividades de Ortopedia, na macrorregião Centro-Oeste de Minas, são hoje realizadas pela Seccional Sudoeste, antes chamada Seccional Vertentes, e originalmente criada como Seccional Oeste em 1995.  A criação ocorreu durante o 10o Congresso Mineiro de Ortopedia e Traumatologia, presidido pelo doutor Carlos Antônio Garrido e realizado em Belo Horizonte. A criação das seccionais foi uma consequência da política adotada pelo presidente da SBOT nacional, doutor José Laredo Filho, de descentralizar a Ortopedia Brasileira e promover a integração da categoria, com o intercâmbio capital-interior.

Esta iniciativa foi importante para a macrorregião Sudoeste, pois o contato e congregação dos profissionais da área de Ortopedia sempre foram muito limitados, e nem mesmo existem dados sobre os primeiros ortopedistas que se radicaram ali. 

Historicamente, considera-se que o primeiro grande evento que reuniu profissionais de Ortopedia foi realizado em Divinópolis, no ano de 1992, pelo Centro de Estudos Matta Machado, foi organizado o encontro dos ex-residentes do professor José Henrique da Matta Machado, com a coordenação dos doutores Marco Antônio Percope, Wagner Nogueira, Euler Carvalho Guedes e Ricardo Gonçalves de Menezes. O encontro reuniu, além de nomes expressivos da Ortopedia mineira, convidados de outros estados: doutores Marco Amatuzzi,  Rudeli Aristide e  João Rossi.

No ano de sua criação, 1995, realizou-se o 1o Encontro da Seccional em Divinópolis, tendo como presidente o doutor Rossini Martins Avelar e, como coordenador, o doutor José Mendes Payão.

No ano seguinte, em 1996, realizou-se o 3o Encontro na cidade de Bom Despacho, tendo como presidente o doutor José Assad, e coordenador, o doutor Roberto Cordeiro da Cunha.

O 3o Encontro aconteceu em Divinópolis, no ano de 1999, tendo como presidente o doutor Ricardo Gonçalves de Menezes e como coordenadores os doutores Anderson de Oliveira Amaral e Rodrigo Dias Vilano. 

Os organizadores dos encontros eram também os presidentes da Seccional á época, e sempre tiveram muitas dificuldades para reunir os colegas da macrorregião, motivo que levou à interrupção dos trabalhos da Seccional, logo após o Encontro de 1999.

Em 2008, sob a denominação Seccional Vertentes as atividades e representação da seccional foram reiniciadas como explica o doutor Ricardo Menezes: ” com o incentivo do doutor Marcelo Back Sternick, presidente da SBOT-MG, estamos retomando nossa participação, agora com uma abrangência maior de cidades, agilizando a Seccional Vertentes. Ela tem grande importância, porque representa uma região com várias cidades-pólos, com grande número de ortopedistas com expressão e atuando em todas as subespecialidades, viabilizando vários tratamentos anteriormente feitos somente na capital”.

A macroregião Sudoeste é composta pelas cidades:  Bom Despacho, Dores do Indaiá, Lagoa da Prata, Campo Belo, Divinópolis, Itaúna, São Sebastião do Paraíso, Arcos, Formiga, Oliveira, Boa Esperança, Pium-í, Bambuí, dentre outras.

Atualmente, congrega cerca de 110 ortopedistas credenciados SBOT, sendo 35 em Divinópolis, 16 em Passos, 8 em Formiga, 7 em Itaúna, 7 em São Sebastião do Paraíso, 6 em Pará de Minas, 6 em Bom Despacho e os demais nas outras cidades da região.

VEJA TAMBÉM