18.8 C
Belo Horizonte
sexta-feira, dezembro 3, 2021
spot_imgspot_img

Seccional Norte de Minas

A região norte de minas tem como sua “capital”, a cidade de Montes Claros, que com cerca de 415 mil habitantes, é também a sede da macrorregião norte e abrange uma área com população de cerca de 2 milhões de habitantes de todo norte de minas e sudoeste da Bahia.

Montes Claros conta hoje com 5 grandes hospitais além de instituições de menor porte que atendem a demanda regional dos casos ortopédicos de urgência e eletivos, com o apoio de hospitais das microrregiões, como nas cidades de Janaúba, Brasília de Minas e Pirapora que também contam com serviços de ortopedia e traumatologia para atendimento à população.

A região conta também com 2 Serviços de Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia credenciados pela SBOT (Santa Casa de Montes Claros e Hospital Universitário Clemente de Faria), que contribuem para o desenvolvimento educacional e científico local.

A Seccional Norte foi criada em 1995 durante o I0o Congresso Mineiro de Ortopedia, realizado em Belo Horizonte, pelo doutor Carlos Antônio Garrido, presidente da SBOT-MG à época. O primeiro presidente da Seccional Norte foi o doutor Raimundo Santos Sobrinho, que exerceu o cargo até o final de 1996, sendo sucedido pelos doutores Paulo Roberto Denucci — 1997/1998; Cláudio Kleber Ferreira Costa — 1999/2000; Eduardo Pina — 2001/2002;

A longo destes anos, a Seccional Norte promoveu, um Congresso Internacional de Ortopedia, em 2002 com a participação de especialistas de outros países e convidados de todo o Estado, além de vários jornadas, simpósios, encontros e reuniões científicas regionais.

A Seccional engloba, entre outras, as cidades de Montes Claros, Almenara, Curvelo, Diamantina, Januária, Janaúba, Pirapora, Brasília de Minas, São Francisco, Porteirinha, Francisco Sá, Taiobeiras, Salinas e Bocaiúva e congrega um total de 86 ortopedistas, 61 em Montes Claros.

Artigo anteriorSeccional Metropolitana
Próximo artigoSeccional Sudoeste

VEJA TAMBÉM