18.8 C
Belo Horizonte
sexta-feira, dezembro 3, 2021
spot_imgspot_img

Seccional Leste

A Seccional Leste da SBOT-MG foi criada, em conjunto com as outras seccionais, durante o 10o Congresso Mineiro de Ortopedia e Traumatologia, realizado em Belo Horizonte, no Minascentro, nos dias 23 a 26 de agosto de 1995. O presidente da SBOT-MG, doutor Carlos Antônio Garrido, deu sequência a uma orientação da entidade nacional, no sentido de se fazer uma interiorização dos serviços e permitir uma aproximação maior entre os profissionais da Capital e das várias regiões do Estado.

Dois anos após a fundação da Seccional, em maio de 1997, aconteceu o 1o Encontro de Ortopedia do Leste de Minas, com a presença de médicos renomados de Belo Horizonte convidados como palestrantes. A partir daí, a Seccional Leste tem realizado regularmente Congressos e Jornadas, com suporte da SBOT-MG, em que se prioriza tanto a parte científica e o intercâmbio de conhecimentos, através de casos clínicos, quanto a parte social e de lazer. O evento mais recente foi XIII Jornada de Ortopedia do Vale do Aço / 2a Jornada Virtual da Seccional Leste da SBOT-MG realizada em 22 e 23 de setembro de 2021.

Govenador Valadares e Ipatinga são as cidades-pólo do Leste/Nordeste de Minas Gerais. Em Governador Valadares os hospitais de referência são o São Lucas, o Nossa Senhora das Graças, o São Vicente de Paulo, o Municipal e o Hospital da Unimed.
Na região de Ipatinga os hospitais de referência em ortopedia são o Marcio Cunha I e II, o Unimed do Vale do Aço, o Vital Brazil e o São Miguel.

A Seccional conta com um Serviço de Residência em Ortopedia credenciado pela SBOT no Hospital Marcio Cunha em Ipatinga, que contribui para o desenvolvimento educacional e científico local.

Nos últimos anos o engajamento cientifico do doutor Luiz Henrique Vilela, de Ipatinga, tornou a Seccional Leste a mais ativa do estado com a realização de Webinar mensal, a participação regular de seus membros em cursos e congressos, além de encontros de ex-residentes.

A Seccional Leste engloba as microrregiões do Vale do Mucuri e Vale do Rio Doce, onde se destacam as cidades de Nanuque, Teófilo Otoni, Aimorés, Caratinga, Governador Valadares, Guanhães, Ipatinga, Ponte Nova, João Monlevade, Mantena e Peçanha.

Atualmente, congrega cerca de 150 ortopedistas, sendo 30 em Governador Valadares, 30 em Ipatinga, 13 em Coronel Fabriciano/Timóteo, 14 em Teófilo Otoni, e os demais nas outras cidades da região.

VEJA TAMBÉM