spot_img
26.8 C
Belo Horizonte
quinta-feira, abril 11, 2024
spot_img

Participe do Fórum Permanente da Ortopedia Mineira!

No dia 19 de abril de 2022 deu-se o início da atividade do Fórum Permanente da Ortopedia Mineira. Trata-se de uma iniciativa da SBOT-MG (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional Minas Gerais) que convidou as entidades representativas que exercem diferentes papéis na vida do ortopedista mineiro: a AMMG (Associação Médica de Minas Gerais); o CRMMG (Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais) e o SINMED-MG (Sindicato dos Médicos de Minas Gerais).

O objetivo do fórum é orientar os seus associados sobre como gerenciar as suas demandas. Para obter a resposta das instituições de maneira mais ágil e correta.
O fórum foi construído a partir da ideia do tesoureiro geral da atual gestão da SBOT-MG, Dr. Agnus Welerson Vieira, que em 2021 percebeu a necessidade de levar aos sócios da SBOT-MG uma resposta mais assertiva às demandas que são acolhidas pela regional: “Os associados da SBOT por vezes encaminham para a regional demandas que são competência do CRMMG, da AMMG ou do SINMED-MG. À partir da criação do fórum, teremos a possibilidade orientar a melhor forma de gerenciar sua demanda e determinar qual das entidades tem a competência no caso demandado”, salienta o Dr. Agnus.

Em dezembro de 2021, ocorreram as conversas preliminares com a AMMG, o CRMMG e o SINMEDMG. Na sequência, ofícios formalizaram a indicação dos representantes de cada instituição e em 19 de abril de 2022 ocorreu a primeira reunião do Fórum Permanente da Ortopedia Mineira na nova sede da SBOT-MG, localizada no prédio da AMMG. O apoio da gestão, presidida pelos colegas Matheus Braga Jacques Gonçalves e Roberto Zambelli, foi determinante para criação do fórum. “A interlocução entre as entidades representativas é uma das marcas da atual gestão da SBOT-MG”, destaca o Dr. Roberto Zambelli.
Os componentes do fórum são:

Representante da SBOT-MG – Dr. Agnus Welerson Vieira
Representante da AMMG – Dr. Francisco Carlos Salles Nogueira
Representante do CRMMG – Dr. Ildeu Afonso Almeida Filho
Representante do SINMED-MG – Dr. Jordani Campos Machado

Na primeira reunião do fórum definiu-se sua operacionalização. As demandas acolhidas pela SBOT-MG serão analisadas pelos membros do fórum e sua devida condução será repassada ao ortopedista que gerou a demanda. À partir da criação do fórum, uma demanda sobre condições inadequadas de trabalho encaminhada para a SBOT-MG será discutida num colegiado ampliado e a resposta social será proposta pelos seus quatro integrantes, potencializando o gerenciamento da mesma para produzir resultado satisfatório, salienta o Dr. Agnus. O fórum também ofertará no site da SBOT-MG informações sobre a prática segura da medicina e orientações sobre a ética médica.
Durante a atual gestão, a SBOT-MG atendeu demandas encaminhadas pelo e-mail institucional e conseguiu obter pareceres objetivos. “Existe a necessidade dos questionamentos ao CRMMG serem enviados por membros da sociedade devidamente identificados e a diretoria da SBOT fez essa ponte para preservar a identidade do demandante, sempre que possível, utilizando a identidade dos membros da diretoria como requisitantes do parecer”, ressalta o Dr. Túlio Vinícius, secretário geral da atual gestão.

São exemplos de situações que podem ser encaminhadas para o fórum:
– Denuncia sobre condições inadequadas de trabalho e defesa profissional
– Ocorrências que estejam em desacordo com a boa prática e princípios da ética médica
– Dúvidas sobre legislação e regulações no exercício da medicina
– Problemas com operadoras de saúde e remuneração

No site da SBOT-MG o associado consegue acompanhar as notícias do fórum e existe um e-mail para que as demandas sejam encaminhadas: forumpermanente@sbot-mg.org.br. A diretoria da SBOT-MG garantirá anonimato e uma escuta ativa a todos seus associados.

VEJA TAMBÉM