spot_img
29.5 C
Belo Horizonte
quinta-feira, abril 11, 2024
spot_img

Atuação da SBOT-MG junto a Seccional Sul!

Até meados da década de 60, no sul de minas gerais, a ortopedia era exercida por médicos de outras especialidades. A partir de então, ortopedistas começaram a chegar nas cidades de maior proporção, com formação em grandes centros da especialidade como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.blankÉ importante destacar nomes como os dos doutores Mauro N. Valias, em Varginha, Paulo Carlini, em Poços de Caldas, Ítalo Mandolesi Filho, em Itajubá, Vitor Romeiro, em Pouso Alegre, e Dr Eli de Souza em Alfenas.

Em 1976 o Sul de Minas sediou o 1o Congresso Mineiro de Ortopedia e Traumatologia, organizado pela SBOT-MG, presidida pelo doutor Arlindo Pardini Júnior, na cidade de Poços de Caldas.

Múltiplas jornadas de atualização da SBOT-MG aconteceram no sul de minas: Poços de Caldas (1995), Pouso Alegre (1996), São Lourenço (1997), Poços de Caldas (1998), Caxambu (1999), Poços de Caldas (2002), Poços de Caldas (2004), Poços de Caldas (2005). 

Em 2021, durante a pandemia, a SBOT-MG apoiou o I Simpósio de Ortopedia e Traumatologia da Universidade Federal de Alfenas, em formato online, com múltiplas palestras de ortopedistas sul mineiros, e colegas de Belo Horizonte, como o Dr Túlio Vinícius (atual presidente), Dr Roberto Zambelli (ex presidente), e Dr Tiago Baumfeld.
.

blank

Em 2023, Alfenas sediou o Curso de Atualização da SBOT-MG, realizado nos dias 23 e 24 de junho no hotel Class, congregando mais de 70 ortopedistas sul mineiros e ortopedistas da capital Belo Horizonte, além de residentes e acadêmicos de medicina dos serviços e faculdades do sul de Minas Gerais.

A seccional sul da SBOT-MG também se destaca na contribuição científica a nível nacional. Para o 55 Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, que será sediado em Brasília, entre 16 e 18 de novembro de 2023, a Universidade Federal de Alfenas teve 7 trabalhos aceitos para apresentação, sendo 4 em formato de e-pôster e 3 em apresentação oral.

A seccional sul da SBOT-MG administra uma página no Instagram @sbotsulmineira, onde os colegas ortopedistas que a seguem podem acompanhar as notícias e novidades lançadas pela SBOT-MG.

Hoje a região conta com serviços de residência médica em ortopedia e traumatologia nos hospitais Alzira Velano (Alfenas), Hospital das clínicas de Itajubá (Itajubá) e Hospital das Clínicas Samuel Libânio (Pouso Alegre).

O sul de minas, hoje, conta com cerca de 150 ortopedistas membros titulares da SBOT.

blank
Dr. Eli Ávila Souza Júnior Presidente da Seccional Sul – Gestão 2023

 

 

VEJA TAMBÉM